Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 24 de março de 2010

Concurso da canção

Participámos no concurso da canção na Benedita e ficamos em terceiro lugar. A letra da nossa música, intitulada Pedro e Inês estava baseada na história do "Amor de Pedro e Inês" e a parte instrumental na canção "Ele e ela" de Madalena Iglésias. Agora temos que nos preparar para o próximo desafio.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Proteger o pulmão do planeta



Os alunos da turma B, pede a todas as pessoas para lerem os trabalhos realizados por nós, sobre a floresta, a sua importância e como a preservar. Achamos que ela é muito importante para o nosso futuro, por isso devemos estar informados e protegê-la, a fim de evitar que ela seja destruída.
Estamos preocupados e devemos participar na sua preservação, como por exemplo na iniciativa do dia 20 de Março "Vamos limpar Portugal".

O que nos dá a floresta portuguesa?
A floresta é muito importante para os seres vivos. Ela é fonte de riqueza.
A floresta portuguesa ocupa 38 % do território nacional.
A floresta dá-nos ar puro, oxigénio, cartão, papel, cortiça, madeira e produtos para a construção.
Nos últimos anos, a força e a duração dos incêndios tem destruído grande parte da nossa floresta. Os incêndios acontecem por causa das acções descuidadas e malvadas do homem, do abandono
Para não acabar com a floresta, visto que todos os seres vivos necessitam dela para viver, devemos evitar o abate das árvores, através da reciclagem de papel e plantas novas árvores para as substituir.
Fim

Trabalho realizado pela: Alice Cláudia, Daniel, David e Leonardo da turma B

Importância da floresta em Portugal
A floresta portuguesa ocupa 3.3 milhões de hectares.
Os bens produzidos (papel e cartão, pasta de papel, cortiça, madeira e produtos de resina e mobiliário) pela via de actividade florestal, sustentam uma importante e integrada cadeia industrial.
Envolve um complexo grupo de indústrias processadores de madeira, indústrias relacionadas com outros produtos que não madeira (cortiça e derivado) dá emprego a 100 000 de pessoas sendo assim, uma área importante da nossa economia.
Portugal no contexto europeu e mesmo internacional é um dos países especializados no sector florestal.
O sector florestal cria 165 mil empregados directos, envolve em emprego total (directo e indirecto) de cerca de 260 mil postos de trabalho, reúne mais de 400 000 proprietários.
Actualmente a importância dos serviços ambientais da floresta é reconhecido em todo o mundo.
Para além da produção, a floresta é encarada como um importante ecossistema para a exploração de outras oportunidades como, por exemplo, a captura de carbono, o turismo, a caça ou pecuária.
Esta capacidade de retenção e armazenamento do Carbono pelas florestas representa a longo prazo um dos pontos importante no debate no ciclo global do carbono e de tal forma que esta previsto no Protocolo de Quioto. A limitar ou reduzir as emissões até ao nível existente em 1990.
Existem estimativas que apontam para uma capacidade das florestas europeias compensarem em 11% o dióxido de carbono que é emitido devido a combustíveis fósseis, que representaria quase o dobro das reduções de emissões a que a União Europeia se propõem ao abrigo do Protocolo de Quioto.


Trabalho realizado pela Lara Sofia, Lara Jorge Maria, Mariana e Tiago da turma B


Como preservar a floresta

Devemos proteger a floresta por exemplo: não fazer incêndios perto das árvores, não deitar lixo para o chão, não cortar as árvores, porque são muitos importantes para o homem e os animais.
Devemos evitar de mandar vidros para o chão, também devemos reciclar o papel e embalagens de leite…
As espécies florestais podem estar em perigo de extinção como o: azevinho o carvalho o teixo e o azereiro.
A floresta portuguesa ecossistema muito antigo, pois já no tempo dos Descobrimentos era retirada a madeira da nossa floresta nomeadamente do Pinhal de Leiria, para fazer as naus e as caravelas.
Nos últimos anos, a força e a duração dos incêndios tem destruído grande parte da nossa floresta. Devido a descuidos e maldades do homem, do abandono das florestas e do nosso clima quente e seco.
Para prevenir os incêndios é muito importante preservar as espécies autóctones.
As árvores são cortadas em grandes quantidades para a construção de habitações, de barragens, de diques, de estradas e de pontes. Também são cortadas para o uso da matéria – prima e para o uso agrícola.
Para proteger as nossas florestas devemos dizer aos nossos pais para não fazerem fogueiras na floresta, nem deitar lixo e beatas de cigarros acesas para o chão.
Devemos poupar e reciclar o papel.
Devemos dizer à professora para irmos plantar árvores e arbustos naturais na nossa região em zonas queimadas pelos incêndios (reflorestação);
Ao terminar o piquenique devemos recolher o e depositá-lo nos locais e contentores próprios.
Se detectarmos um incêndio devemos ligar para a linha de alerta de incêndios 117.

Trabalho realizado pela Beatriz, Francisco Margarida, Miguel e Rui da turma B


Tratar bem a floresta é preservar o futuro


A destruição das florestas intensifica o efeito de estufa, agrava o problema do aquecimento global e é responsável por um a dois mil milhões de toneladas de emissões de gases.
Os restos de madeira, as folhas e os ramos das árvores caídos no chão são resíduos florestais, que podem ser queimados em incineradores para produzir vapor e electricidade, sendo um dos grandes recursos energéticos em Portugal, a Biomassa.
Por isso, se os resíduos resultantes da limpeza das matas forem aproveitados podem, além de evitar grandes incêndios, gerar energia.
Em Portugal, os fogos florestais são um dos principais factores responsáveis pela desflorestação.
Tratar bem a floresta que temos é contribuir para que as gerações futuras cresçam num ambiente saudável.

Vale a pena pensar nisto, para o bem de todos!
A professora Isabel Nunes

quarta-feira, 10 de março de 2010

uma webquest sobre a protecção da floresta

Nesta nona sessão do Pnep, a professora Isabel Nunes da turma B,propôs aos seus alunos que fizessem um trabalho de grupo, de forma a incentivarem a população a proteger a floresta.
O trabalho realizado por eles foi elaborado a partir de uma webquest e da pesquisa de informação na internet, sob a sua orientação.